Entidades Representativas dos Empresários

Organização com mais de 130 mineradoras associados, representando mais de 85% da produção mineral do Brasil. O IBRAM elabora estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral, tributação, legislação trabalhista, inovação, tendências e riscos.
Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro – Entidade privada, sem fins lucrativos. É uma associação de empresas e instituições do setor com a missão de promover o desenvolvimento técnico-científico e a capacitação de recursos humanos.
ABIROCHAS é a entidade de representação nacional da indústria de rochas ornamentais. Todas as empresas estabelecidas no território brasileiro, com atividades preponderantes relacionadas com rochas ornamentais, são membros permanentes da ABIROCHAS.
Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com a missão de promover os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando interesses, a transferência de conhecimento e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
24-anepac
Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção é uma entidade civil sem fins lucrativos. Entre seus objetivos contribuir para o desenvolvimento de entidades representativas dos produtores de areia e brita em funcionamento no país.
Integra toda cadeia de produção nacional de carvão mineral. ABCM é instituída em março de 2006. Reunindo representantes do Sindicado Nacional da Indústria de Carvão - SNIEC e Sindicado pela Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina - SIECESC.
ABINAM – Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada para congregar e defender os interesses das indústrias brasileiras de água mineral natural.